A coleção de obras do Hospital Copa Star foi criada por Yutaka Toyota

A coleção de obras de arte que está dispersa pelo Hospital Copa Star foi elaborada pelo artista japonês Yutaka Toyota..

A coleção de obras de arte que está dispersa pelo Hospital Copa Star foi elaborada pelo artista japonês Yutaka Toyota. O artista de japonês (que se naturalizou como brasileiro em 1968) realiza diversos trabalhos desde escultor, desenhista ou pintor. A experiência e o talento de Toyota já levou o artista a levar as suas obras para outros países como o Japão, Brasil, Canadá, Argentina e a receber o reconhecimento mundial que foi iniciada em 1961.

Os trabalhos de Toyota destacam-se pela utilização de materiais como o aço ou madeira. Para além disso, os trabalhos do artista pretendem incidir em paradoxos ou ilusões de ótica. O também escultor japonês contém no seu historial mais de uma centena de esculturas em locais públicos pelo Brasil, Japão ou Estados Unidos da América. No caso brasileiro, as suas produções podem ser vistas em locais como no Parque Toyotomi, Salão Nobre do Clube do Exército, Hotel Maksoud Plaza ou Parque da Sé.

Para o Hospital Copa Star, o artista japonês tinha que realizar as suas obras tendo em conta a ideal futurista e luxuosa que a Rede D’Or (rede desta cadeia de hospitais privados brasileiros) pretendia implementar no seu novo edifício estabelecido na zona Fluminense da cidade do Rio de Janeiro.

Apesar de parecer um simples trabalho japonês, o Hospital Copa Star foi um desafio que exigiu bastante ao artista para conseguir criar obras de arte que estivessem no mesmo patamar de excelência do hospital. O Hospital pertence a uma cadeia de hospitais que implementou um novo conceito de prestação de serviços no setor da saúde. O tratamento dos seus clientes é realizado com o máximo cuidado possível, com equipamentos com tecnologia de ponta como medicina robótica, salas de cirurgia inteligentes e equipamento personalizado e adaptável para o cliente criar uma atmosfera de acordo com aquilo que deseja.

O Hospital Copa Star notabiliza-se pelo seu estilo luxuoso e por apresentar características semelhantes aos hóteis de cinco estrelas com bastante iluminação natural, serviço de restauração de excelência e um menu bastante alargado tendo inclusive opções gourmet para os pacientes mais exigentes. Para isso, o artista Yutaka Toyota criou diversas obras de arte adequadas ao estilo e às caraterísticas dos espaços como as dependências ou halls de entrada.

Para além da prestação de serviços de extrema qualidade o Hospital Copa Star também pretende oferecer a máxima comodidade e tranquilidade para que os seus pacientes possam recuperar das suas doenças ou lesões da melhor e mais rápida forma possível. O investimento do Hospital nas obras de arte de estilo cinético do artista de Yutaka Toyota foi considerável. Contudo o resultado das mais de duas centenas de obras adquiridas pela administração do Hospital ao estilista japonês foi bastante animador, uma vez que criou uma atmosfera agradável e de requinte que seja de agrado para os seus pacientes, visitantes e que possa ser uma fonte de inspiração para todos os funcionários que ao longo do dia contribuem de várias formas para um serviço de qualidade em que o paciente é o centro de todas as preocupações.

 

 

This article was written by BeaC.