Aplicativo lançado pelo Google promete liberar espaço interno de smartphone

Um novo aplicativo desenvolvido pelo Google foi lançado no dia 5 de dezembro de 2017 com o objetivo de proporcionar.

Um novo aplicativo desenvolvido pelo Google foi lançado no dia 5 de dezembro de 2017 com o objetivo de proporcionar mais armazenamento interno nos smartphones dos usuários. Chamado de Files Go, o aplicativo ainda controla todos os espaços utilizados pelos arquivos e aplicativos no smartphone do usuário e aconselha a eliminação de arquivos que podem ser dispensados para que o aparelho tenha um desempenho melhor.

Este é o segundo aplicativo desenvolvido pelo Google que pretende atender a consumidores localizados em países emergentes. Um outro aplicativo já tinha sido lançado recentemente pelo Google, o Datally, que por sua vez permite ao usuário controlar os gastos com internet móvel nos smartphones.

O aplicativo que ainda estava em fases de teste até o mês de novembro deste ano, foi lançado apenas para celulares que comportam o sistema operacional Android com configuração a partir do Android Lollipop 5.0.

Dentre os testadores mais ativos do aplicativo, os brasileiros se destacaram pela liberação de espaço no armazenamento interno dos smartphones. A média de espaço liberado pelos brasileiros que testaram o aplicativo atingiu 1 Gigabyte.

Embora o aplicativo pareça uma grande novidade para muitas pessoas, outros aplicativos parecidos com o Files Go já auxiliam os usuários na liberação de espaço interno nos smartphones. Contudo, a maioria desses aplicativos atuam de forma descentralizada, onde não conseguem reunir funções de liberação de espaço e de controle de armazenamento em um só aplicativo.

Assim que o usuário instala o Files Go no smartphone, o aplicativo faz um diagnóstico automaticamente para identificar o espaço útil do dispositivo e a parte ocupada por arquivos e aplicativos. Essa função está presente na maioria dos smartphones, mas com um diferencial que permite o usuário saber qual aplicativo ou arquivo consome mais a memória interna.

Depois de inspecionar, o aplicativo sugere algumas ações para que o armazenamento interno seja liberado. Dentre as sugestões, os usuários poderão se deparar com: apagar cache de aplicativos; excluir aplicativos sem uso nas últimas semanas; e deletar imagens repetidas e arquivos pesados.

O aplicativo ainda permite que o usuário transfira arquivos para outros dispositivos sem que haja o consumo de dados de internet. Contudo, é necessário que um dispositivo esteja perto do outro, como acontece em uma transferência Bluetooth.

 

This article was written by BeaC.