Cerca de 200 fósseis de dinossauros são encontrados na Espanha

Um espanhol foi responsável por encontrar cerca de 200 fósseis primitivos de dinossauros em um mais novo sítio paleontológico descoberto..

Um espanhol foi responsável por encontrar cerca de 200 fósseis primitivos de dinossauros em um mais novo sítio paleontológico descoberto. O local fica na Sierra de la Demanda, região bem próxima ao município de Hortigüela, em terras espanholas. Fósseis de dinossauros já foram encontrados pelo mundo todo, diversos deles dos mais variados tipos, mas ainda assim arqueólogos de todo o planeta continua procurando por novas descobertas. No entanto, o mais novo sítio paleontológico encontrado foi de forma inesperada por Donato Blanco García, um agricultor que simplesmente estava cuidando de suas plantações quando observou o material totalmente estranho.

Logo após a observação do material encontrado, o agricultor entrou em contato com o Museo de Dinosaurios de Salas de los Infantes, um museu que por coincidência fica próximo ao local. Os cientistas do museu vistoriaram a área e alegaram que foi encontrado diversos fósseis de dinossauros, e a confirmação veio no dia 8 de fevereiro de 2017 pelo Coletivo Arqueológico e Paleontológico do museu, que trata-se de uma novo sítio paleontológico.

Os fósseis datam aproximadamente 125 milhões de anos, o que remete ao período Cretáceo na escala de tempo geológico, segundo afirmaram os especialistas. Também alegaram que o material encontrado está bem conservado, apesar de todo o tempo que passou. Os fósseis são de diversos animais, e contém muitas partes do corpo, como, pernas, quadris, costelas, vértebras de caudas e crânios, o que é bastante comum dentre os fósseis que são encontrados ao redor do mundo.

Os especialistas já apontaram para algumas identificações feitas a partir de uma pequena observação prévia, onde informaram haver fósseis de dinossauros herbívoros, dentre eles os iguanodontídeos, os pequenos dinossauros ornitópodes e os saurópodes. Também foi identificado fósseis de dinossauros de um grupo chamado thyreophora – dinossauros com uma característica de possuir uma espécie de armadura formada por ossos no dorso e na parte superior do corpo, com presença de chifres e espinhos. Outro grupo de dinossauros identificado é o de carnívoros, como o grupo em que pertence o grande tiranossauro rex, os terópodes.

O sítio paleontológico já foi considerado riquíssimo pela variedade de fósseis encontrados. Além do que, os ossos avaliados encontram-se em ótimo estado e praticamente completos. Outra característica, é que os fósseis não apresentam nenhum tipo de sinal que alegue que eles foram transportados até o sítio encontrado, o que fez os cientistas acreditarem que os animais simplesmente acabaram por morrer naquele local, ou talvez muito próximo dali. Se esse fato for confirmado, ainda poderá haver muitos outros fósseis a serem encontrados no sítio, o que poderá ser feito através de uma cuidadosa escavação.

Os fósseis irão passar por diversos estudos que irão contribuir para o entendimento da vida dessas criaturas, e somente depois, serão levadas para o museu onde turistas de todo o mundo poderão observar.

 

Conheça 10 sítios arqueológicos encontrados pelo mundo.

 

This article was written by BeaC.