Como saber se está na hora de mudar de emprego

Será que devo dar um rumo na carreira? Existe data de validade para cada cargo e empresa por onde passamos?.

duvida

Será que devo dar um rumo na carreira? Existe data de validade para cada cargo e empresa por onde passamos? Qual a hora certa de mudar de emprego?

A essa altura eu posso afirmar de olhos fechados que muitas pessoas já fizeram alguns dos questionamentos acima ao longo de suas vidas profissionais.

Ter uma única resposta correta, contudo, é algo muito difícil e nem sempre mudar para uma outra empresa que ofereça mais benefícios trará felicidade para o profissional.

É preciso antes descobrir quais suas necessidades em relação à carreira para tomar as atitudes corretas. Até porque, com a alta do desemprego, as chances de conseguir um lugar muito bom para trabalhar são muito remotas.

Uma reportagem publicada no site da Fortune, por exemplo, listou cinco coisas que fazem uma pessoa feliz no trabalho e, de acordo com diversas pesquisas científicas, elas nada têm a ver com altos salários. Segundo os estudos citados na matéria, os seguintes itens trazem bem-estar ao profissional:

  1. Sentir-se desafiado
  2. Senso de progresso
  3. Segurança sobre o emprego
  4. Autonomia
  5. Sensação de pertencimento

Quando nenhuma das características acima faz parte da carreira de uma pessoa, ela pode enfrentar uma bela fase de desânimo sobre seu trabalho. E isso pode prejudicar a própria empresa: segundo estudos da Universidade de Warwick, no Reino Unido, trabalhadores felizes trazem 12% a mais de produtividade, enquanto os profissionais infelizes ficam 10% menos produtivos.

De acordo com os pesquisadores, organizações que investem no suporte e satisfação dos empregados conseguem equipes mais felizes no ambiente de trabalho. No Google, por exemplo, a satisfação dos funcionários aumentou em 37% após a implementação de uma série de incentivos que vão além da remuneração.

Bom, após ver das cinco coisas que poderiam fazê-lo feliz no trabalho, é hora de descobrir se você realmente precisa mudar de emprego.

Principais sinais de que aquele trabalho não é mais para você

Você parou de aprender

Aprender coisas novas e adquirir conhecimentos sobre sua área de atuação a todo momento é algo essencial. Principalmente para profissionais da geração Y, que estão acostumados com um ritmo mais rápido para obter e transmitir informações.

Quem lida todos os dias com uma enorme quantidade de conteúdos e tecnologias acaba se sentindo desanimado caso depois de um tempo nada novo surja em sua rotina. A falta de um líder que possa guiar esse profissional em jornadas diferentes e de uma mentoria na empresa são os principais causadores dessa fonte de desânimo.

Por isso, é preciso avaliar constantemente o quanto o gestor de sua empresa está empenhado em ensiná-lo e o quanto a companhia quer que você cresça ali dentro para assumir novas responsabilidades. Se a situação está há anos sem nenhuma mudança, então pode ser hora de mudar de emprego e de partir para outras experiências.

Você acorda desanimado e chega em casa de mau humor

Poucas pessoas têm o dom de acordar felizes, animadas e prontas para a rotina do dia. No entanto, é preciso diferenciar se o tal do desânimo matinal é apenas fruto da preguiça e do sono ou se ele está ligado a sua ansiedade quanto a passar mais oito horas enclausurado no escritório.

Veja dessa forma: se você acorda todo-santo-dia de mau humor porque não quer passar seu dia naquela empresa, independentemente das suas tarefas, então o clima ali já não está dos melhores.

Veja mais em https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2015/06/03/esta-infeliz-no-trabalho-veja-5-sinais-de-que-e-hora-de-mudar-de-emprego.htm

 

This article was written by BeaC.