Conheça hábitos que tornam a vida mais feliz

Em entrevista para a revista Time, o especialista Alex Korb, que tem pós-doutorado em neurociência pela Universidade da Califórnia e.

Em entrevista para a revista Time, o especialista Alex Korb, que tem pós-doutorado em neurociência pela Universidade da Califórnia e escreveu a obra ‘The Upward Spiral’, listou alguns hábitos simples do dia a dia que podem ativar uma área específica do cérebro que proporciona bem-estar e aumenta a sensação de felicidade.

De acordo com ele, alguns desses hábitos são:

1) Ouvir música nos momentos felizes

De acordo com Alex Korb, as músicas conseguem afetar o cérebro de uma maneira bastante interessante, pois elas são capazes de fazer o indivíduo recordar sobre lugares e pessoas. Para uma pessoa em que a fase escolar tenha sido o período mais feliz da vida, escutar músicas que foram sucesso nessa época, por exemplo, pode auxiliar a se sentir mais conectado a essa época feliz e tornar as recordações mais vivas.

2) Sorrir mais e usar óculos escuros

O cérebro muitas vezes depende de atitudes para entender como estamos nos sentindo. Por essa razão, quando sorrimos, o cérebro acaba fazendo a seguinte associação “Se estou sorrindo, estou feliz”.

Já em relação aos óculos escuros, a luz muito forte acaba fazendo com que as pessoas tenham que apertar os olhos para enxergarem melhor, o que para o cérebro, pode ser interpretado como uma situação “desconfortável”. Logo, ao fazer uso dos óculos escuros, isso anula a mensagem de desconforto e irritação enviada ao cérebro.

3) Planejar metas e objetivos que mudem o seu futuro

Sempre que nos sentimos pressionados ou estressados, uma boa solução é planejar os objetivos a médio e longo prazo. Fazer isso fornece ao cérebro uma sensação de controle, a qual consegue liberar o hormônio dopamina, responsável pelo senso de motivação. O conjunto de metas e objetivos definidos pelo córtex pré-frontal alteram a forma como o cérebro percebe o mundo ao nosso redor. Segundo o especialista, às vezes o que realmente importa não é tentar mudar o mundo, e sim mudar a maneira com que enxergamos ele.

4) Ter boas noites de sono

Diversos estudos e pesquisas já comprovaram que o  sono ruim pode levar a depressão.  Isso significa que as pessoas que apresentam dificuldades para dormir tem mais chances de desenvolver depressão. Portanto, é importante o esforço de manter uma rotina de sono regular e completa.

 

This article was written by BeaC.