Construcap vence prêmio ENR Global Awards 2015 – Oscar da construção civil

Foram 26 meses de trabalho que coroaram o empreendimento da Construcap pela construção da fábrica da Fiat em Goiana (PE)..

Foram 26 meses de trabalho que coroaram o empreendimento da Construcap pela construção da fábrica da Fiat em Goiana (PE). A empresa foi a vencedora do prêmio ENR Global Awards, conferido anualmente pela revista Engineering News Record, referência no setor. Conforme a importância dessa premiação para a construção civil, pode-se dizer que a construtora venceu o Oscar. Para compreender à relevância desse prêmio, saiba que o júri é formado por líderes da indústria em design e construção, que julgam cada projeto usando critérios exigentes, entre eles, segurança, inovação, trabalho em equipe, logística, dificuldade da construção, prazo e execução.

O sucesso do empreendimento foi fruto da parceria entre a Construcap e a construtora americana Walbridge. Além disso, o cliente – Grupo FIAT/Chrysler – confirmou a qualidade do empreendimento, como a eficiência no cumprimento de prazos e na execução do projeto.

Assim como o prêmio recebido, um outro detalhe que chama atenção no empreendimento da Construcap, são os números da obra: Foram 3,6 milhões de metros quadrados (área total), 747.000 metros quadrados (área construída). Para ilustrar, a área equivale a cerca de 800 campos de futebol. Além disso, foram diversos os desafios que a equipe teve que enfrentar, como a dificuldade de acesso ao local, a logística e a distância dos fornecedores de materiais.

Segundo o assistente da vice-presidência de engenharia da Walbridge, John Linenberg, o empreendimento teve que ser minuciosamente planejado, devido à localização remota do local da construção, para você ter uma ideia, o fornecedor de aço mais próximo ficava a dois mil quilômetros de distância, e a cidade mais próxima a duas horas.

Como parte do planejamento da construção, a Construcap teve que investir na capacitação dos seus colaboradores, com o foco na execução dos projetos, ou seja, no canteiro de obra, e nos serviços técnicos desempenhados no escritório central da empresa. Os funcionários da empresa aprenderam o que há de mais moderno e inovador no segmento da construção civil.

Conforme John Linenberg, a língua falada pelos funcionários também foi um desafio para o empreendimento, porque os trabalhados falavam português, inglês e italiano. Com isso, foi necessário elaborar uma estratégia para lidar com essa situação. Apesar do problema inicial, o desafio foi superado com sucesso.

A Construcap ao vencer o prêmio ENR Global Awards 2015, demonstra que o país tem condições de construir empreendimentos de alto nível, principalmente quando une forças com outros países. Quando uma empresa escolhe os parceiros corretos, os resultados obtidos são os melhores possíveis. E são de resultados como esse que a economia brasileira necessita.

De acordo com o site Exame, o nível de confiança da construção civil é o maior desde meados de 2015. A melhora das expectativas juntamente com a confiança sobre a situação atual favoreceu esse resultado positivo. Para o site Zh clicrbs, no Rio Grande do Sul, o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), mostra que os executivos do setor estão mais otimistas em relação ao futuro. E esse otimismo representa que a construção civil, segmento importante para o desenvolvimento econômico de qualquer país, irá exercer um papel de destaque na retomada do crescimento da economia brasileira.

This article was written by BeaC.