Corinthians é o melhor líder da história dos pontos corridos no Brasil

Desde 2003, quando foi instituída a fórmula de pontos corridos no Brasil, não havia um líder que tivesse obtido tanto.

Desde 2003, quando foi instituída a fórmula de pontos corridos no Brasil, não havia um líder que tivesse obtido tanto pontos quanto o Corinthians. A equipe paulista, treinada por Fabio Carille, entrou desacreditada na competição, mas em pouco tempo já mostrou que veio com tudo para sagrar-se campeão brasileiro em 2017. Com nomes como Jô, Jadson, Cássio e Guilherme Arana, deixa para trás os milionários elencos de Flamengo e Palmeiras para arrancar e tornar-se o grande favorito a soltar o grito de campeão ao final da temporada.

O que corrobora a tese do favoritismo é a campanha impecável que a equipe vem fazendo. Até final da 12ª rodada, o Corinthians tinha 32 pontos, tendo obtido estes por meio de 10 vitórias e 2 empates. A campanha que mais se aproxima a esta é a do Atlético-MG em 2012, que chegou a (também incríveis) 31 pontos no mesmos 12 jogos – porém os mineiros seriam superados pelo Fluminense ao final do campeonato, tendo sido vice-campeões no ano. A terceira melhor campanha, com os mesmos 12 jogos, pertence em conjunto ao Cruzeiro de 2014 e ao próprio Corinthians, em 2011, tendo ambos se sagrado campeões ao final do certame.

Os números, portanto, não mentem: o Corinthians tem tudo para sagrar-se campeão nesta temporada. Isso porque, além da impressionante pontuação alcançada, a equipe também mantém distância considerável até mesmo do segundo colocado, que é o Flamengo, com 23 pontos – 9 a menos, portanto. Assim, não é absurdo algum cravar que os paulistas são fortes favoritos, desde já, a conquista de seu 7ª título brasileiro.

Além dos números, vale ressaltar o futebol que vem jogando o Corinthians. Mesmo sem um grande nome ou grande contratação, e com menos dinheiro que seus principais concorrentes, a equipe do Parque São Jorge empolga por um jogo coletivo afiadíssimo, mérito total de seu treinador. Carille complea mais de uma década de Corinthians recebendo uma chance e treinar o time principal, após ter sido auxiliar de treinadores do porte de Mano Menezes e Tite – este último, inspiração confessa para o atual treinador.

Desta forma, o Corinthians afirma-se como principal postulante ao título brasileiro, e só precisa manter seu desempenho para que isto ocorra. A apaixonada torcida, conhecida como Fiel, aguarda ansiosamente pelo momento.

A classifcação do Campeonato Brasileiro 2017 pode ser acompanhada aqui.

This article was written by BeaC.