Filmes essenciais para estudantes de direito penal

Para se tornar um bom advogado e compreender de maneira plena o meio jurídico, são necessários alguns passos e muito.

Para se tornar um bom advogado e compreender de maneira plena o meio jurídico, são necessários alguns passos e muito estudo não é? Entretanto, as séries e os filmes podem ser um momento de distração, relaxamento e também estudo; mesmo que o Vade Mecum e as horas de muito estudo sejam essenciais. Por isso, fizemos uma lista de filmes sobre Direito Penal que serão excelentes para o seu crescimento como aluno e profissional, além do que, os temas que perpassam e compõe o enredo podem provocar reflexões essenciais para a sua carreira e modificar a sua visão profissional.

A primeira indicação é o filme ’12 homens e uma sentença’ retrata o julgamento de um jovem acusado de matar o próprio pai. Dos doze jurados que decidirão a sentença, onze afirmam de maneira veemente que o réu é culpado, porém, um deles insiste que a investigação precisa ir adiante. O filme é exaltado por especialistas e profissionais da área, por valorizar a interpretação das leis, e ainda revela por que a argumentação e a capacidade de persuasão são essenciais para um advogado.

Já o filme ‘Minority Report’ traz um futuro diferente no ano de 2054, em que uma parte da polícia prende criminosos antes que eles cometam um possível delito. Os dilemas se iniciam quando um oficial da polícia é acusado e preso, por um crime cometeria em um futuro possível. O filme é tão aclamado por demonstrar a importância do direito julgar apenas crimes cometidos e não tentar prospectar.

O filme ‘Erin Brockovich’ demonstra a rotina de uma arquivista de um escritório de advocacia, que se envolve com o caso de uma empresa que contaminou a água de uma cidade por anos, até que ela decide reunir provas e abrir uma ação contra a companhia. O filme demonstra como a busca pela verdade e a convicção no que se faz é importante para que se tenha sucesso nos casos.

Outras opções são ‘Um sonho de liberdade’; ‘A firma’; ‘O povo contra Larry Flynt’ e ‘A vida de David Gale’.

This article was written by BeaC.