José Borghi fundador da Mullen Lowe, é um dos publicitários mais influentes do Brasil

Considerado um dos publicitários mais influentes do Brasil, o Fundador da agência Mullen Lowe – antiga Borghi Lowe – José.

Considerado um dos publicitários mais influentes do Brasil, o Fundador da agência Mullen Lowe – antiga Borghi Lowe – José Borghi, aparece em uma lista logo abaixo de grandes nomes da publicidade como: Marcelo Serpa (AlmapBBDO), Nizan Guanaes (Grupo ABC) e Luiz Lara (Lew’Lara\TBWA), que aparecem nos três primeiros lugares. Em sua carreira ele foi criador de diversas campanhas que proporcionaram grande repercussão na mídia como: Mamíferos da Parmalat – comercial com crianças vestidas de bichinhos de pelúcia – e o comercial da Sazón – que ficou famoso com os cantores Zezé di Camargo e Luciano cantando o hit “É o amor”.

 

Como muitas pessoas, José Borghi cursava o terceiro ano do ensino médio e ainda não sabia que carreira iria seguir, a partir dessa dúvida sua trajetória na área da publicidade começou. Convidado pela sua irmã para assistir a uma apresentação no teatro Castro Neves, que falava sobre como escolher um caminho para seguir, ele viu pela primeira vez uma mostra de Vts comerciais que tinham sido premiados em Cannes. Foi a partir daquele momento que ele decidiu qual carreira iria seguir, mas o que não poderia imaginar é que um dia em um futuro não tão distante ele seria premiado com um dos leões de Cannes.

 

Nascido na cidade de Presidente Prudente, ele formou-se em Publicidade e Propaganda pela PUC Campinas. Em 1989, conseguiu seu primeiro emprego dentro da área na agência Standart Ogilvy. Tornou-se destaque como redator e passou por outras agências de renome como: DM9/DDB, FCB, Léo Burnett e Talent, até o momento em que decidiu abrir a sua própria agência de publicidade que a chamou de BorghiErh, em parceria com seu sócio Erh Ray. O sócio ainda conta: “Não tivemos nenhum investidor, nenhum banco, nenhum padrinho. Viemos do zero absoluto. E por isso trabalhamos duro. Fomos mídia, planejamento, criação, atendimento e cafezinho”. A BorghiErh alcançou patamares altos e foi comprada logo em seguida pela agência Lowe no dezembro de 2006, passando a se chamar Borghi Lowe, onde dividiu a presidência com seu sócio Erh Ray. Com esse evento, a agência cresceu substancialmente ganhando grande evidencia dentro do mercado nacional e internacional.

 

Mais recentemente, a agência passou a se chamar Mullen Lowe com a junção da Lowe&Partners e o grupo Mullen. José Borghi passou ao cargo de co-CEO em parceria com André Gomes.

 

O publicitário falou sobre os resultados que alcançou e sobre a sua capacidade em correr atrás do que almejava: “Percebi muito cedo que ninguém ia me dar nada, que nada viria de graça, nem por sorte ou destino. Entendi que sem meu próprio esforço seria apenas mais um”. Assim como outros publicitários que se destacaram, José Borghi teve que usar de muita persistência para chegar onde chegou.

 

Em sua carreira, dentre as cases já mencionadas, José Borghi foi autor de outras que também fizeram grande sucesso, sendo elas: Carlinhos – Associação de Síndrome de Down e Rever Conceitos – Fiat. Além de campanhas para empresas de grande porte que lhe proporcionaram ganhar prêmios no Brasil e no exterior. Dentre as empresas são elas: Honda, Delta Airlines, Editora Globo, Alpargatas, BankBoston, Itau, Unilever, Eletrolux, America On Line, Arcor, Tintas Coral, Asia Motors, Antarctica e muitas outras. Suas premiações de maior destaque foram: 14 leões de Cannes, 10 premiações no The One Show, 11 no New York Festival, 7 prêmios no London Festival, 10 Clios Awards e 15 prêmios da Abril de Publicidade. Alcançou também uma publicação pela APP no ano de 2009, onde foi eleito o “Publicitário do Ano”.

This article was written by BeaC.