Mortes causadas por gripe caem 82% comparadas a 2016

O estado de São Paulo possui o maior índice de mortes no Brasil causado pela gripe principalmente em idosos que.

Resultado de imagem para gripe

O estado de São Paulo possui o maior índice de mortes no Brasil causado pela gripe principalmente em idosos que representaram 68% em 2017. O número de mortes causadas pelos diversos tipos da influenza, mais conhecida como H1N1 diminuíram em 82%, comparado ao mesmo período de 2016.

Entre os meses de janeiro a agosto de 2017, segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, esse é considerado um período da 32ª semana epidemiológica. No território nacional o registro de casos de morte por algum tipo de gripe foram no total 341 e no mesmo período do ano passado o total de mortes foi de 1944 casos. Os idosos são os mais afetados pela influenza e estão em liderança no grupo de risco e em 2016, considerando os casos de morte eles representavam 41%, em 2017 representam 68%. Logo atrás vêm os cardiopatas, que são pessoas que possuem alguma doença que acomete o coração e no ano passado eles representavam 28% no total de óbitos, em 2017 representam 41% do total.

As pessoas com diabetes e pneumopatias crônicas tiveram uma participação no número de mortes e o único grupo que teve diminuição nesse percentual foram as pessoas obesas que passaram de 16% para 11% em 2017.

O estado de São Paulo foi o líder no ranking de mortes por influenza totalizando 32% dos casos e apesar de ainda estar na frente nesse ranking, conseguiu diminuir esse percentual que ano passado chegou a 40% dos óbitos causados pela doença.

O Ministério da Saúde informou que existem 3 tipos do vírus, sendo eles o tipo A, B e C. O tipo C é o que causa infecções respiratórias brandas, já os tipos A e B são os que causam epidemias sazonais sendo o vírus A o grande causador das pandemias. Eles são classificados em subtipos, por exemplo, H1N1 e H3N2 que atualmente circulam nos humanos. A influenza A em alguns casos ainda classificados como subtipos podem também infectar humanos e causar graves doenças como no caso da H7N9.

A doença da gripe causa febre aguda que afeta as crianças, idosos e gestantes geralmente e a intervenção é o meio mais importante de reduzir a contaminação através da vacina contra a influenza.

 

This article was written by BeaC.