Preço dos conversores sobem 75% no mês de março

O desligamento do sinal analógico de TV, foi o grande responsável pelo aumento no preço dos conversores e dos televisores.

O desligamento do sinal analógico de TV, foi o grande responsável pelo aumento no preço dos conversores e dos televisores com conversor digital. A procura passou a ser muito maior após os anúncios de que o sinal seria desligado, e com isso os comerciantes aproveitaram para aumentar o preço dos produtos. O aumento atingiu 180% no mês de março desse ano, em comparação ao mês de fevereiro.

Um levantamento realizado sobre a procura e o aumento desses produtos, revelou que só os conversores atingiram um aumento de 75% no valor. Um conversor digital que custava 113,99 reais no mês de agosto de 2016, passou a ser vendido por 199,49 reais nas mesmas lojas. Nas lojas on-line dificilmente o consumidor conseguirá encontrar um conversor digital com um preço menor que 199,49 reais.

Durante o mês de março, a rede de varejo Extra, realizou três campanhas anunciando televisores no estado de São Paulo. No final do mês eles confirmaram o crescimento de 90% das vendas de televisores só no estado de São Paulo. Dentre os televisores, os mais vendidos ficaram entre 32″ e 43″, que equivale a 65% das vendas no mesmo período.

O site Buscapé, que divulga e compara diversos preços de vários sites, registrou um aumento significativo na procura por conversores digitais e televisores com conversor digital. No mês de março, o site registrou em um único dia 180% de aumento nas buscas por esses produtos, em relação ao mês anterior.

Mesmo com a distribuição de conversores digitais que o governo realizou para os participantes do programa Bolsa Família, muitas pessoas tiveram que tirar uma parte de suas economias para continuar assistindo seus programas preferidos. Isso porque o governo decidiu cortar de vez o sinal analógico de TV para que as pessoas aderissem ao sinal digital que é muito mais nítido e atraente visualmente. Alguns julgam que essa foi mais uma estratégia para alavancar o comércio, já que muitos brasileiros foram obrigados a adquirir os produtos para continuar assistindo os canais de TV aberto.

Os comerciantes, nesse caso, ficaram bastante felizes com o aumento das compras. Alguns deles até aproveitaram as notícias do saque das contas inativas do FGTS, para oferecer descontos para os clientes. Dentre esses comerciantes estão as redes de lojas Casas Bahia e Ponto Frio, que criaram diversas promoções voltadas especificamente para os beneficiários do FGTS. Essa foi uma das estratégias adotadas pelos comerciantes para que os consumidores comprassem os conversores digitais e os novos televisores com conversor digital embutido.

Outra estratégia dos comerciantes para sair finalmente do vermelho, foi aumentar o preço dos produtos, já que a procura por eles foi inevitável. O consumidor que não tinha para onde correr acabou comprando mesmo com as economias contadas do orçamento familiar, e gerou boas vendas para muitos comerciantes.

 

This article was written by BeaC.