Professor do Espirito Santo pode ganhar prêmio mundial

Um projeto criado por um professor do interior do Espirito Santo conseguiu chegar ao Global Teacher Prize, premio mundial que.

Um projeto criado por um professor do interior do Espirito Santo conseguiu chegar ao Global Teacher Prize, premio mundial que reconhece os melhores profissionais da educação.

A organização do premio mundial noticiou neste mês de fevereiro que o professor de 26 anos de idade Wemerson da Silva Nogueira está entro os 10 finalistas. Ele é o único brasileiro na competição que é considerada por muitos o Nobel da educação.

O professor do interior disse ter notado um abandono escolar de até 50% e por isso decidiu agir com a comunidade para reverter este quadro. Ele então decidiu unir todos os outros professores, gestores e funcionários da instituição para melhorar a visão da escola. Tentando assim ajudar os jovens a permanecer na instituição, encontrando juntos um futuro diferente dos inúmeros outros que não possuem diploma escolar.

Depois de muito debate e inúmeras ideias eles criaram o projeto “Jovens Cientistas: Projetando um Futuro Novo”.

A visão do projeto era de acordo com o professor Wemerson, bem simples. Era incentivar os alunos a permanecer na escola tendo a consciência de que esse é o melhor lugar para a criação de bons cidadãos. O projeto também visava melhorar o comportamento dos alunos e seu desempenho escolar. Para isso criou uma forma diferenciada para ministrar as aulas de ciências.

Em um período de 4 anos em que o projeto existe, a escola conseguiu resgatar quase 90% dos alunos desistentes que se encontravam envolvidos com drogas e no mundo da criminalidade. A escola hoje em dia é considerada a melhor e mais eficiente de toda a cidade tendo conseguido também reduzir a violência e o índice de uso de drogas em suas dependências em até 70%.

O Professor explica que na comunidade o projeto foi abraçado por todos, porque todo mundo entendia que existia uma necessidade de inovação, não só na instituição de ensino, mas também na forma como as aulas eram dadas.

A premiação Global Teacher Prize surgiu com o intuito de celebrar aqueles professores que conseguiram causar uma mudança positiva não só no ensino, mas também na comunidade onde trabalha, acreditando sempre no reconhecimento da profissão como agente formador de cidadãos.

50 candidatos foram inicialmente selecionados, mas somente 10 ficam para a final. A cerimonia será realizada no dia 19 de março deste ano dentro do Forum Global Skills 2017 em Dubai.

O grande vencedor receberá um premio no valor de 1 milhão de dólares.

 

 

This article was written by BeaC.