Uma nova técnica transforma espinafre em tecido humano 

Até o Popeye sabia que espinafre tem superpoderes. Agora, pesquisadores americanos querem usar o espinafre para substituir vasos sanguíneos e.

Resultado de imagem para espinafre

Até o Popeye sabia que espinafre tem superpoderes. Agora, pesquisadores americanos querem usar o espinafre para substituir vasos sanguíneos e assim levar sangue a um tecido humano lesado. A folha do espinafre tem pequenos canais parecidos com os vasos sanguíneos mais finos do nosso sistema circulatório. A técnica inovadora, retira as células vegetais da folha de espinafre. Sobra apenas a estrutura, cheia de veios, pequenos condutores que originalmente transportam água e nutrientes.

Nessa estrutura são colocadas as células humanas, como explica a bióloga Tanja Dominkos, especialista em biotecnologia da Universidade de Nova Gorica, Eslovênia. “Essas células aderem a folha do espinafre e graças ao tamanho da folha, podemos começar com um grande número de células, isso em curto tempo para produzir uma amostra do tamanho ideal para um transplante”, diz a bióloga.

Uma das aplicações mais promissoras da nova técnica é a fabricação de tecido cardíaco. Quando uma pessoa sofre um infarto, uma parte do coração deixa de bater por falta de irrigação sanguínea. A folha do espinafre seria usada pra levar sangue a esta parte lesada e o coração voltaria a bater normalmente. “Um infarto deixa uma cicatriz permanente no coração. Podemos remover a cicatriz e substituir por uma estrutura híbrida de folhas de espinafre com tecido cardíaco mesclado”, diz o bioengenheiro, Josh Gerahlako.

Para evitar a rejeição, as células são retiradas do próprio paciente. Há anos, os cientistas tentam copiar os tecidos humanos. Já conseguiram até fabricar órgãos inteiros usando impressoras 3D. Mas reproduzir a delicada e microscópica rede de vasos sanguíneos, sempre foi um desafio, que esta pesquisa começa a resolver.

O bioengenheiro Josh Gerahlako, teve a ideia quando comia uma salada de espinafre e percebeu a semelhança do sistema vascular da folha, com as veias e artérias do coração. “As técnicas atuais usam impressoras 3D que não conseguem produzir os capilares incrivelmente finos, que levam nutrientes e oxigênio aos tecidos. Então procuramos essa capacidade na mãe natureza”, diz o bioengenheiro.

O mesmo mecanismo poderia usar outras plantas para regenerar outros tecidos e até ossos. “O bambu seria ideal para substituir ossos, é oco e poroso como os ossos e pode crescer muito rápido”, explica o bioengenheiro.

A nova técnica pode demorar 10 anos pra chegar as mesas de cirurgia, então por enquanto para aproveitar os benefícios do espinafre deve-se comer muito. Segundo os nutricionistas, o espinafre é indispensável na alimentação: “O espinafre deve fazer parte de nossa dieta e ser consumido de duas a três vezes por semana no mínimo. O espinafre é rico em ferro, só que é um ferro que nós não absorvemos tão facilmente pelo nosso organismo, então nós precisamos associar o consumo do espinafre com a vitamina C ”, diz a nutricionista, Fabiana Borrego. O ideal é consumir os alimentos ricos em ferro temperados com limão para uma melhor absorção do ferro.

 

This article was written by BeaC.